cidadania

Aposentada comanda brechó que garante escola para mais de 100 alunos

Gilson Alves



Foto: Renan Mattos (Diário
Eliane se inspirou no exemplo da avó e da bisavó para exercer ações solidárias

A funcionária aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Eliane Correa trabalha voluntariamente  na Sociedade Espírita Estudo e Caridade/Lar de Joaquina há, pelo menos, 10 anos. Desde 2018, depois da reforma, ela atua como coordenadora do brechó, que funciona anexo à casa. No local, são vendidas roupas, calçados e acessórios usados, todos em bom estado. Embora os valores das peças sejam baixos, as vendas ajudam a cobrir despesas de uma escola.

Eliane conta que traz a cidadania de berço, já que tem forte relação familiar com o Lar de Joaquina.

- Minha bisavó foi uma das fundadoras do Lar de Joaquina, que, antigamente, era internato só para mulheres. Hoje, o Lar é a Escola de Ensino Fundamental Joaquina de Carvalho, que recebe cerca de 110 alunos de séries iniciais em turno integral. Anos depois da fundação, minha avó também trabalhou na instituição.

Eliane se considera uma pessoa privilegiada pela oportunidade em ajudar. Quase que diariamente, ela está no local para organizar e atender no brechó. Nessa rotina, ela organiza mutirões, faz recrutamento de voluntários para selecionar as doações e organiza triagens de famílias que receberão donativos.

Entre tantas realizações como voluntárias, ela é grata pela oportunidade de fazer o bem. Eliane almeja encontrar outras pessoas dispostas a colaborar com projetos de cidadania, como o cuidado com o meio ambiente, área em que ela começou a se envolver recentemente.

- Vejo o quanto é importante que roupas usadas passem por rotatividade. O tempo e o custo para a composição do vestuário é alto. Quanto mais as peças forem reutilizadas, menos lixo na natureza - afirma a voluntária.

RECONHECIMENTO
O presidente do Lar de Joaquina, Jeferson Fagundes, admira o trabalho desempenhado por Eliane.

- Há muitos anos, ela acompanha a instituição. Além de colaborar na rotina com os alunos, Eliane foi diretora do Departamento de Cultura Espírita do Lar, onde fez um excelente trabalho. Desde que ela assumiu o brechó, as vendas aumentaram. É desse projeto que vêm as nossas maiores receitas - conta Jeferson.

Funcionária do Lar de Joaquina, Nubia Martins acompanha as ações da colega.

- O empenho dela em trazer recursos para o lar é exemplar. Além do mais, Eliane recebe a todos com carinho e uma alegria contagiante - comenta Nubia.

Para a voluntária, a maior recompensa é saber que pequenas iniciativas podem mudar realidades de muitas famílias. Por ela, ainda há muito a fazer.

  • Como ajudar -  Doando ou comprando peças
  • Endereço - Avenida Presidente Vargas, 1920- Centro 
  • Telefone - (55) 3221-3197
  • Horários de funcionamento - Segunda a sexta das 9h às 11h45min e das 13h30min às 18h15min 
  • Valores - Roupas, calçados e acessórios a partir de R$ 5

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 40 documentos, carteiras e celulares são extraviados no carnaval de Jaguari Anterior

Mais de 40 documentos, carteiras e celulares são extraviados no carnaval de Jaguari

Adolescente que morreu em acidente era aluno do Colégio Tiradentes Próximo

Adolescente que morreu em acidente era aluno do Colégio Tiradentes

Geral